Como minimizar impactos das fortes chuvas

Redação – 06.02.2024 – Tecnologia é aliada para prevenir tragédias ocasionadas pelas mudanças climáticas

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o volume de chuvas aumentou significativamente entre 2011 e 2020, quando a precipitação máxima em cinco dias era de cerca de 140 mm e subiu para uma média de 160 mm. Isso agrava os riscos de inundações e, junto com a falta de investimentos adequados na infraestrutura de drenagem e na adaptação urbana, contribui para a vulnerabilidade das cidades.

Ainda segundo o INPE, o Brasil registrou um aumento de 45% nos eventos climáticos extremos nos últimos cinco anos. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) relata que as chuvas intensas e inundações são eventos mais frequentes e intensos devido às mudanças climáticas. Pesquisas do Cemaden/MCTI indicam que o fenômeno El Niño tem uma correlação direta com a ocorrência de eventos climáticos extremos no Brasil, como as ondas de calor que cidades brasileiras vêm registrando frequentemente.

Esta crescente incidência de desastres naturais, sendo impulsionada pelas mudanças climáticas, destaca a necessidade urgente de se procurar por novas soluções. O uso de Internet das Coisas (IoT), por exemplo, seria uma forma de se prevenir eventuais tragédias.

As soluções mais comumente usadas envolvem sensores para medição de nível, seja de bueiros, para saber se estão com o volume muito cheio, ou de rios, buscando respostas mais rápidas às enchentes. No segundo caso, além de acompanhar o nível dos rios, também é possível saber a velocidade e a vazão da água.

Tecnologia para salvar vidas

Pedro Curcio, CEO da iNeeds, fornecedora desse de IoT, faz um apelo às prefeituras para considerarem a implementação dessas tecnologias como parte integrante de seus planos de gerenciamento de riscos. “Estamos prontos para colaborar com as prefeituras e a Defesa Civil, fornecendo ferramentas eficazes para proteger vidas e bens. A tecnologia está ao nosso alcance, e a prevenção deve ser uma prioridade coletiva.”

Ele destaca uma nova solução de sua empresa para monitoramento de encostas a fim de prevenir desastres com em deslizamentos de terra. Equipado com sensores sensíveis, esse sistema monitora qualquer movimento na terra ou pedra e emite alertas antecipados, além de entender a umidade e encharque do terreno monitorado a permitindo evacuações oportunas e evitando tragédias. A colaboração desses sensores com a Defesa Civil tem o potencial de salvar vidas e proteger comunidades vulneráveis.

Também é preciso o uso de uma plataforma para gerenciar os sistemas de alertas em tempo real. É ela quem dá vida à informação e traz visualmente a informação e o alerta que pode ser espelhado por e-mail, SMS ou até Whatsapp de qualquer municípie e/ou prefeito, secretário, do que está acontecendo na cidade ou área monitorada pelo sistema.