Crescimento de produtora de etanol impulsiona migração para nuvem

Redação – 15.02.2024 – Atvos intensifica transformação digital com projeto de migração de dados para nuvem a fim de suportar crescimento esperado no próximo triênio

A Atvos, produtora brasileira de biocombustíveis a partir da cana-de-açúcar, começou a digitalização de seus processos de TI com a migração para a nuvem. A mudança visa atender a estratégia de crescimento da empresa, que prevê investir um total de R$ 4,6 bilhões até a safra de 2025/2026 para expandir seus índices de produção, além de ampliar seus aportes em novas tecnologias e inovação no campo e na indústria.

Com a adoção da nuvem, a Atvos ganha em modernização, eficiência e escalabilidade, além de garantir um melhor e maior controle dos gastos em todas as frentes de negócio. Segundo Alexandre Maganhato, Chief Technology Officer (CTO) da Atvos, a iniciativa vai possibilitar um aumento da capacidade do ambiente de processamento de dados da companhia, suportando o crescimento e transformação pelo qual a Atvos vem passando desde a última safra.

“A completa transição da Atvos para a nuvem é mais do que uma evolução tecnológica, é um salto estratégico rumo à inovação e excelência operacional. Este movimento abre caminhos promissores para um futuro de crescimento e transformações significativas, alinhando-nos às tendências de sustentabilidade e novas tecnologias disponíveis no mercado”, complementa o executivo.

O novo ambiente usa a plataforma de nuvem de Google Cloud e impactou positivamente os resultados da área de TI da produtora de bioenergia, que contou com a expertise de 20 especialistas da integradora Atos para a transferência de conhecimento sobre como utilizar todas as aplicações da nuvem.

O projeto foi desenvolvido para gerar o menor impacto possível no ambiente produtivo da companhia e levou sete meses, impactando mais de 10 mil colaboradores.