RS recorre à Infra S.A. para montar plano de mobilidade urbana

Redação – 15.02.2024 – Empresa estatal vai ajudar a traçar planejamento de um transporte público que traga mais eficiência e sustentabilidade

O governo do Estado do Rio Grande do Sul e a empresa pública federal Infra S.A., vinculada ao Ministério dos Transportes, fecharam acordo para a elaboração do novo Plano Estadual de Logística de Transportes (Pelt). O plano deve orientar o Estado sobre prioridades e necessidades de investimentos em infraestrutura de transporte. A estatal terá o prazo de 18 meses para a elaboração do estudo, com base em análises da rede de transporte aeroportuária, portuária, rodoviária, hidroviária e ferroviária do Estado.

A meta é alcançar o equilíbrio entre os diferentes modais de transporte, com foco na sustentabilidade, nas melhorias das alternativas de transporte e na eficiência das atividades empresariais. As análises incluirão o diagnóstico sobre deficiências e gargalos do sistema logístico estadual e a definição de cenários futuros e estratégias de intervenção pública e privada.

Segundo o governo estadual, além de coordenar e organizar, com base em dados técnicos, a movimentação do fluxo de pessoas e de cargas, o plano servirá também para mostrarmos a investidores de que maneira o Estado pretende atender as prioridades de investimentos em infraestrutura de transporte, gerando mais investimentos privados no Estado.

O projeto prevê, ainda, entregas como planos para potencializar o sistema logístico estadual nos próximos 20 anos, considerando os arranjos multimodais e o planejamento nas instâncias estadual e federal, além de tecnologia para construção de painéis de acompanhamento, dashboards em Power BI, e outros elementos que possam compor um escritório de análise de projetos no Estado para futuras administrações.

A condução do trabalho será da Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ) e da Secretaria de Logística e Transportes (Selt), que identificaram a necessidade de adequação do Pelt ao novo Plano Nacional de Logística (PNL 2035) e demais planos setoriais de transportes.