Sistema adotado por ETE em Mirassol melhora índices ambientais

Redação – 01.04.2024 – Sanessol precisava melhorar o tratamento do esgoto para evitar a contaminação de rio próximo

Com uma população de aproximadamente 60 mil pessoas, Mirassol produz cerca de 175 L/s de esgoto, que sempre tratou usando métodos convencionais em estações de tratamento de esgoto (ETE). Mas devido ao crescimento populacional e a necessidade de tornar a operação menos agressiva ao meio ambiente, a Sanessol, concessionária responsável pelo serviço e parte do Grupo Igua Saneamento, decidiu utilizar tecnologia de ponta em sua nova ETE Fartura.

A planta tem capacidade para tratar 45 L/s e um dos desafios era tratar o esgoto a um nível de alta qualidade para descarregá-lo em um rio próximo. A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) exigiu níveis de contaminação da água muito baixos para minimizar o impacto ecológico, o que fez a Sanessol recorrer à tecnologia da Toray para atingir as metas.

A configuração do sistema Toray MBR conseguiu remover toda a turbidez da água, garantindo que a água saia de seu processo de tratamento transparente o suficiente. Ainda segundo a concessionária, as bactérias também foram eliminadas no processo, fazendo com que a água tratada pudesse atender a legislação de forma fácil.

O sistema da Toray utiliza estruturas parecidas com uma tela com filtros (como mostra a imagem acima), uma configuração que não requer retrolavagem ou bombeamento. O esquema de tratamento completo consiste em um tela primária de 3 mm, seguida por um reator aeróbico e o tanque MBR. A limpeza também ocorre sem imersão química total, o que facilita a manutenção e traz economia de custos.