Mais de 20 milhões de brasileiros já utilizam o 5G

Redação – 10.04.2024 – Avanço da tecnologia permite evoluções tecnológicas em diversos segmentos

Levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostra que 20,5 milhões de brasileiros já utilizam a tecnologia 5G, um aumento de 3,5 vezes em relação a 2022. O avanço do 5G no país permite uma conexão mais rápida e constante, ampliando áreas como telemedicina, cidades inteligentes, indústria 4.0, entretenimento e outros segmentos que envolvem avanços tecnológicos.

Conforme lembra a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), no setor da saúde, por exemplo, o 5G também permitirá diagnósticos mais precisos e cirurgias assistidas por tecnologia. Em relação às cidades inteligentes, facilitará a implementação de soluções de transporte eficientes, sistemas de segurança avançados e gestão de energia mais sustentável.

A Abrac também apontou que as operadoras de telecomunicações têm trabalhado para expandir o 5G no País, mas que para essa implantação ser bem-sucedida se exige investimentos em infraestrutura de rede, incluindo antenas, fibra óptica e equipamentos de transmissão. Atualmente, as operadoras estão acelerando a expansão do serviço, já chegando em cidades com cerca de 200 mil habitantes.

Faixa 3,5 GHz aumenta acesso de brasileiros ao 5G

A limpeza da faixa de 3,5 GHz para a implementação do 5G é um exemplo da aceleração da implantação do 5G no Brasil. O cronograma do acesso a essa faixa foi adiantado em sete meses pela Entidade Administradora de Faixa (EAF), ainda em novembro do ano passado.

A liberação da faixa de 3,5 GHz é uma das obrigações da EAF, entidade sem fins lucrativos criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pelas operadoras Claro, Tim e Vivo, vencedoras dos principais lotes do Leilão do 5G. Com a liberação, o Brasil chega ao número de 3.079 cidades com faixa dos 3.5 GHz liberada, o que representa cerca de 85% da população nacional.

Desde a última reunião do Gaispi, todas as cidades dos estados de Amapá, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul e Santa Catarina já estavam com a faixa liberada e com o agendamento para instalação gratuita da nova parabólica digital aberto. Agora, Alagoas e São Paulo se juntam a elas.