Porto do Rio Grande se destaca pela importação de veículos

Redação – 19.04.2024 – Porto no RS aumentou em 330% o número de carros recebidos em 2024

Entre janeiro e março deste ano, o Porto do Rio Grande, administrado pela Portos RS, consolidou sua posição como principal via de entrada para veículos importados no Rio Grande do Sul, pelo modal hidroviário. No período, o porto rio-grandino recebeu 643 unidades. Se comparado ao mesmo período do ano passado, os dados de 2024 representam um aumento de cerca de 330%, o que demonstra um crescimento do setor, além de reforçar a eficiência e a capacidade operacional do Porto do Rio Grande.

Para atender essa demanda, a empresa conta com um pátio alfandegado próximo da área de cais que atende tanto operações de importação quanto exportação de veículos. Segundo a Portos RS, esse aumento em relação ao ano passado demonstra que o seu planejamento para crescer em relevância está no caminho certo.

Entre janeiro e março de 2024, porto recebeu 643 unidades (foto: Ascom/ Portos RS).

Os navios utilizados nessa modalidade de operação são do tipo Roll-on Roll-off, conhecidos popularmente pela sigla Ro-Ro. Eles são especialmente projetados para permitir que os veículos sejam direcionados tanto para dentro quanto para fora da embarcação, sem a necessidade de uso de outros equipamentos de carga pesada, facilitando, com isso, o carregamento e o descarregamento. Além de otimizar o tempo de operação, a metodologia reduz significativamente o risco de danos aos veículos durante o processo.

No Brasil, o mercado de importação de veículos apresentou um crescimento expressivo nos primeiros três meses do ano. Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), dados indicam que as importações de veículos aumentaram mais de 40% no acumulado de janeiro a março de 2024, somando US$ 1,42 bilhão, um avanço de 46,3% em relação ao mesmo período de 2023.

No contexto nacional, a China emergiu como o principal fornecedor de veículos para o Brasil, com destaque para os carros eletrificados e híbridos, que dominaram as linhas de importação.

*Com informações da Secretaria de Logística e Transportes de RS.