Fazendo “política como político”, Trump busca pacote de US$ 2 tri para infraestrutura dos EUA

Redação (com informações do The Hill) – 03.05.2019 –

Nesta semana, Donald Trump reuniu com os democratas Nancy Pelosi e Charles Schumer para discutir a viabilidade de um pacote de 2 trilhões de dólares para infraestrutura nos Estados Unidos. Nancy é presidente da Câmara e Schumer é líder dos democratas no senado. Fazendo política como devem fazer os políticos, o presidente norte-americano iniciou uma conversa que pode render-lhe a reeleição, mas cujas resistências são grandes, principalmente entre os Republicanos, segundo reportagem do jornal The Hill.

“Houve boa vontade nesta reunião, e isso foi diferente de algumas das outras que tivemos, o que é uma coisa muito boa”, disse Schumer. Ele descreve a reunião como construtiva, dizendo que ambos os lados querem um acordo de infraestrutura que seja grande e ousado. Mas confessa ver dificuldades em como financiá-lo.

O republicano e líder da minoria da Câmara, Kevin McCarthy, disse ao The Hill que o seu partido não apoiaria a ideia de pagar pelo pacote, aumentando o imposto sobre o gás e revertendo os cortes na assinatura da lei fiscal de 2017 assinado pelo próprio Trump. “O denominador comum, não importa qual seja o assunto que os democratas apresentem, é um aumento de impostos”, disse à reportagem.

McCarthy demonstra que a principal resistência ao plano está justamente no partido do presidente Donald Trump, os Republicanos, que espera receber uma proposta coerente de meios de financiamento para o pacote de infraestrutura que não acarrete em aumento de impostos.