Custo de construção sobe 3% em 12 meses

Da Redação – 06.06.2018 –

O Custo Unitário Básico da Construção (CUB) voltou a crescer em São Paulo em maio, à taxa de 0,55%. No acumulado dos últimos 12 meses, o avanço foi de 3,02% e apenas no mês de março não houve aumento, segundo o Sindicato da Indústria da Construção de São Paulo (Sinduscon-SP). As altas ocorrerão principalmente nos materiais atrelados ao câmbio, aos que usam derivados de petróleo e aos quais o frete é um componente de custo importante.

De acordo com o SindusCon-SP, responsável pelo levantamento, o CUB representativo da construção paulista ficou em R$ 1.348,41 por metro quadrado no período. Dentro da composição do indicador, os custos médios com mão de obra representaram 61,30%, materiais, 35,51% e despesas administrativas 3,19%.

Insumos
Em maio, três itens que compõem o CUB registraram variação positiva maior que o IGP-M (1,38%): fio de cobre antichama (1,66%), bloco de vedação para alvenaria (1,61%) e esquadrias de correr com quatro folhas (1,48%).

Entre os materiais de maior relevância para o cálculo do CUB, registraram alta o cimento CPE-32 e aço CA-50 Ø 10 mm. Por outro lado, o concreto FCK=25 MPa caiu 0,42% em maio na comparação com abril. “Também houve variação do preço da mão de obra em função do acordo coletivo, embora ainda haverá algum reflexo nos próximos meses na medida em que os demais municípios do estado assinem os acordos”, diz Eduardo Zaidan, vice-presidente de economia do SindusCon-SP.