Custo de construção sobe 3% em 12 meses – InfraRoi
  • O InfraRoi
  • Categorias
    • 100 Open Startups
    • Agricultura
    • Artigos
    • Capital humano
    • cidades inteligentes
    • compliance
    • Concessões
    • Concreto do Futuro
    • Construção
    • Destaques
    • Digitalização
    • Energia
    • Equipamentos
    • Financiamento
    • Fórum Concretagem Produtiva
    • gestão pública
    • Giro de Obras
    • Iluminação pública
    • InfraDigital
    • Infraestrutura social
    • Infraestrutura urbana
    • Inovação
    • Internacional
    • Internet das Coisas
    • ISP Report
    • Johnson Controls
    • Manutenção
    • Mineração
    • Mobilidade urbana
    • Óleo e Gás
    • Pandemia
    • payback
    • Podcast
    • Porto
    • Provedores regionas
    • Regulação
    • Saneamento Básico
    • Sem categoria
    • serviços
    • Telecom
    • Transportes e logística
    • Vídeos InfraRoi
  • Publicidade
  • Contato
Últimas Noticias
Petrobras é a segunda maior do mundo em operações no oceano Mercado imobiliário cresceu 4,5% em SP Aditivos são aliados de produtividade e meio ambiente na construção civil Retrofit: como aumentar a produtividade de instalações industriais a um baixo custo A importância do projeto de rede óptica FTTh Provedores regionais ampliam representatividade em conselho consultivo da Anatel Startup de recarga de bateria avança em São Paulo Energia solar deve gerar 5,4 mil novas empresas em 2021 Quase metades das redes LTE oferecem voz na América Latina Em casa, na rua ou no escritório: o Trabalho Híbrido é a nova realidade corporativa

Custo de construção sobe 3% em 12 meses

Da Redação – 06.06.2018 –

O Custo Unitário Básico da Construção (CUB) voltou a crescer em São Paulo em maio, à taxa de 0,55%. No acumulado dos últimos 12 meses, o avanço foi de 3,02% e apenas no mês de março não houve aumento, segundo o Sindicato da Indústria da Construção de São Paulo (Sinduscon-SP). As altas ocorrerão principalmente nos materiais atrelados ao câmbio, aos que usam derivados de petróleo e aos quais o frete é um componente de custo importante.

De acordo com o SindusCon-SP, responsável pelo levantamento, o CUB representativo da construção paulista ficou em R$ 1.348,41 por metro quadrado no período. Dentro da composição do indicador, os custos médios com mão de obra representaram 61,30%, materiais, 35,51% e despesas administrativas 3,19%.

Insumos
Em maio, três itens que compõem o CUB registraram variação positiva maior que o IGP-M (1,38%): fio de cobre antichama (1,66%), bloco de vedação para alvenaria (1,61%) e esquadrias de correr com quatro folhas (1,48%).

Entre os materiais de maior relevância para o cálculo do CUB, registraram alta o cimento CPE-32 e aço CA-50 Ø 10 mm. Por outro lado, o concreto FCK=25 MPa caiu 0,42% em maio na comparação com abril. “Também houve variação do preço da mão de obra em função do acordo coletivo, embora ainda haverá algum reflexo nos próximos meses na medida em que os demais municípios do estado assinem os acordos”, diz Eduardo Zaidan, vice-presidente de economia do SindusCon-SP.

Posted in Construção

Navegação de Post

CPFL investe R$ 47 milhões em digitalização da rede
Bacia do Rio Paraíba do Sul ganha centro de pesquisas em saneamento

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

© 2019 InfraRoi | Todos os direitos reservados | desenvolvido por Criaturo