Tráfego de voz sobre IP cresce, mas exige qualidade

Da Redação – 26.06.2017 –

Avaliação é da 2N5, integradora de VoIP para operadoras de telecomunicações, que têm infraestrutura redundante nos EUA para atender clientes brasileiros

Depois de cravar um aumento de 18% no volume de tráfego de voz sobre IP (VoIP) que fornece para seus usuários no Brasil, o braço local da 2N5 prevê um incremento de 25% em relação ao ano passado. Como se vê, os dados mostram um aumento constante pelo serviço, mas há outro lado da moeda segundo Robson Grubisici, diretor comercial para a América Latina da 2N5: não há mais espaço para soluções que não sejam profissionais.

De acordo com ele, a popularização da VoIP pautada pela precificação competitiva melhor foi afetada pela fama de má qualidade do serviço prestado por alguns players. Resultado: fica no mercado quem oferece um pacote com mais serviços de valor agregado. Traduzindo em tecnologia, isso seria viável, no caso da 2N5, com a oferta de uma plataforma de softswitch baseada na tecnologia PortaOne que, segundo o executivo, é líder mundial em sistemas classe 4 e 5 para VoIP. Isso significa a combinação uma infraestrutura operada na nuvem e com segurança e redundância.

“Nós replicamos a no Brasil a nossa operação nos Estados Unidos”, reforça Grubisici. Segundo ele, os recursos incluem data centers da empresa (um em Nova York e outro no interior de São Paulo), o que facilita a disponibilidade do serviço de software como serviço (SaaS), para operadoras de pequeno, médio e grande porte, que movimentam minutagens médias de 1 milhão a 100 milhões de minutos por mês em tráfego de VoIP. A relação de serviços inclui PABX na nuvem e comunicação de voz que pode ser feita em qualquer dispositivo móvel, eliminando a necessidade de telefones.