Conflitos em obras é tema de seminário em São Paulo

Da Redação – 19.05.2016 – 

Promovido pelo Instituto de Engenharia, evento acontece amanhã e discutirá novo processo de resolução de conflitos nas plantas. 

Dúvidas costumam surgir durante o desenrolar de qualquer construção, como problemas de projeto e divergência entre documentos técnicos. Quando isso acontece, geralmente, é preciso envolver processos judiciais para chegar a uma resolução – prática que tende a comprometer o cronograma de trabalho. Para evitar esse tipo de situação, o Instituto de Engenharia regulamentou um novo processo de resolução de conflitos em obras de engenharia. Chamado de Adjudicação, a técnica será tema do I Seminário Internacional de Adjudicação em Contratos de Engenharia e Seguros, que acontecerá em São Paulo, no dia 20 de maio.

De acordo com a Câmara de Mediação e Arbitragem (CMA-IE), apoiadora do evento, a nova técnica consegue resolver os problemas de execução das obras de maneira rápida, dentro da própria planta e sem a necessidade de recorrer ao judiciário. Segundo a entidade, o método tende a impedir o aumento de custos da construção, uma vez que se evita a paralisação de mão de obra.

Já utilizada na Inglaterra, a Adjudicação é feita por meio de um profissional especializado e com isenção, o adjudicador. É ele o responsável por atuar nos conflitos e definir quais caminhos deverão ser tomados com o surgimento da crise. “A Adjudicação pode ser usada no Brasil com base no primeiro Regulamento de Adjudicação, recentemente aprovado na CMA-IE”, diz Paulo Marcos Freitas Cossa, diretor de Marketing da entidade.

Fruto de uma parceria entre o Instituto de Engenharia, CMA-IE e diversas instituições do setor de construção, como Instituto Brasileiro de Direito da Construção (IBDiC) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), o evento contará com a presença de engenheiros arquitetos, advogados, juristas e profissionais da área de seguros, compras e licitações de empresa públicas e privadas.

Para atender esse público, o seminário abordará a história, a experiência e os resultados da aplicação da Adjudicação em outros locais, focando na agilidade técnica e competitividade de custos na gestão dos conflitos. Para participar, os interessados deverão realizar suas inscrições pelo site: http://iengenharia.org.br/site/agenda/exibe/id_sessao/2/id_evento/1658/Workshop-%E2%80%93-Adjudica%C3%A7%C3%A3o-para-Seguradoras-.