Grupo do Burger King adquire fusão de oito provedores mineiros 

Redação – 24.06.2019 –

Nova operadora está com R$ 750 milhões para investir em expansão de rede e aquisição de novos provedores regionais.

A gestora de recursos financeiros Vinci Parners – que administra uma carteira de negócios de R$ 26 bilhões e tem investimentos em grandes corporações mundiais como Burger King, Unidas Rent a Car e a pizzaria Domino’s – agora investe no setor brasileiro de provedores de internet. Ela organizou a fusão de oito provedores de Minas Gerais, originando a criação da Vero, uma operadora de banda larga que já nasce com uma rede de 2,4 mil km de fibra óptica, 750 funcionários e 140 mil clientes, distribuídos em 39 cidades do Estado. Mais do que isso, essa nova empresa, cujo controle acionário é da Vinci Partners, promete investir R$ 750 milhões para expandir a atuação a novas cidades e procurar aquisições de provedores que têm como prática atendimento de qualidade e valorização de funcionários.

Segundo Fabiano Ferreira, presidente da Vero, o crescimento da Vero vai ser sustentado por dois fatores principais: a demanda reprimida por banda larga no interior do país e a cultura de atendimento da empresa, herdada das oito companhias que deram origem à fusão. “Cerca de 70% de nosso pessoal trabalha no atendimento, na linha de frente da prestação de serviços. Esse é um dos motivos pelos quais cerca de 90% de nossos atendimentos a domicílio ocorrem dentro de um prazo de até seis horas do momento em que o cliente entra um chamado. Estamos presentes em mercados que, ou não são atendidos pelas chamadas operadoras nacionais ou são atendidos remotamente. Temos os melhores indicadores de atendimento em todas as cidades em que atuamos”, diz Ferreira.

As empresas que deram origem à Vero são BD OnLine, NWNet, Efibra, PowerLine, G4 Telecom, Viaceu, ViaReal e City10.

Os empreendedores que criaram essas empresas, segundo Ferreira, já pensavam em buscar um modelo de negócio mais moderno e chegaram a criar uma holding em 2016 para gerar economia de escala e trocar experiências. No ano seguinte, em 2017, perceberam que precisariam de um investidor mais robusto para buscar novos mercados. Foi aí que entrou a Vinci Partners.

A rede de fibra óptica atende 85% dos assinantes da Vero. O restante tem tecnologia de radiocomunicação. Nessas localidades, a Vero afirma deter a liderança, com 31%, em média, de participação de mercado. “Ainda tem muita oportunidade para crescer. Nessas cidades, banda larga é utilidade pública como água e energia elétrica”, diz Ferreira.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em março o Brasil registrou 31,4 milhões de acessos em banda larga fixa. Desse total, 6,7 milhões eram de provedores regionais. A penetração da banda larga no Brasil é de 45%, ou pouco mais de 30 milhões de acessos. Assim, no médio prazo, há espaço para 15 milhões de novos usuários em cinco anos, avalia Fabiano Ferreira. Mas houve já um crescimento de 276% da banda larga fixa no Brasil de 2007 e 2018. “Essa demanda potencial vai atrair investimentos para o setor”, conclui.