Cabo óptico submarino entre Brasil e EUA atinge recorde de velocidade

Redação – 24.01.2020

Brusa, da Telxius, chega a 550 Gbps por canal na extensão de 10,2 mil km entre Rio de Janeiro e Virginia Beach

De acordo com a Ciena, fabricante de soluções ópticas, o cabo óptico submarino Brusa tem atingido velocidades recordes de 550 Gbps por canal. A construção de 10,2 mil km liga o Rio de Janeiro a Virginia Beach, nos Estados Unidos. Operacional desde agosto de 2018, o cabo pertence à operadora Telxius. As velocidades foram apontadas pela Ciena em uma série de testes da solução WaveLogic 5 Extreme, adotada no Brusa.

“Com o WaveLogic 5 Extreme, o cabo Brusa consegue, agora, atingir uma capacidade total de transmissão de mais de 160 Tbps. Este teste, marcado pela quebra de recorde, demonstrou como a rede Brusa pode se preparar para as crescentes demandas de conectividade de operadoras de telecomunicações, serviços OTT e outros requisitos conduzidos por aplicações de alta largura de banda”, diz a fabricante em comunicação oficial.

Segundo Carlos Dasi, CTO da Telxius, a tecnologia abre as portas para uma rede submarina mais escalável. “Essa notável conquista é outro exemplo de como a nossa parceria com a Ciena nos permite, não apenas visualizar o que é possível para nossa rede, mas também transformar essas possibilidades em realidade”, declarou.