7 razões que levam empresas a optarem pelo SD-WAN gerenciado

Jackeline Carvalho (InfraDigital) – 14.06.2021 – Uma explicação sobre porque a rede de longa distância definida por software é uma escolha preferida

Uma pesquisa global da McKinsey de outubro de 2020 descobriu que as empresas aceleraram a digitalização de suas operações internas em três a quatro anos durante a pandemia, enquanto a participação de produtos digitais ou habilitados digitalmente em seus portfólios acelerou em espantosos sete anos.

Já o Gartner estima que, em 2021, as empresas provavelmente gastarão US$ 4,1 trilhões globalmente em TI, um aumento de 8,4% a partir de 2020. O foco será na tecnologia que permite a inovação, não apenas a conclusão de tarefas. No entanto, é improvável que os gastos com novas tecnologias levem um negócio longe, a menos que primeiro transforme digitalmente a camada subjacente que carrega os bits e bytes – a rede.

As empresas estão investindo pesadamente na digitalização de suas operações, mas um elemento que muitas vezes é esquecido durante a criação de um plano de transformação digital é a rede de longa distância (WAN) da empresa, que conecta várias filiais, pontos de venda, funcionários, parceiros e outras partes interessadas entre si , e para o escritório principal. “O sucesso da transformação digital é altamente dependente de serviços de conectividade flexíveis, poderosos e confiáveis ​​com uma rede que funcione bem que forneça acesso aos aplicativos e dados certos no momento certo”, disse Oscar Garcia, Vice-presidente sênior, Marketing de negócios, Etisalat.

Embora as redes tradicionais, como Multiprotocol Label Switching (MPLS), tenham provado ser confiáveis ​​e altamente escalonáveis ​​por décadas, as empresas agora estão procurando soluções que ofereçam otimização de todos os recursos de rede com visibilidade e controle aprimorados. À medida que mais funcionários trabalham remotamente, usando dispositivos móveis e aplicativos de conferência em tempo real, há uma necessidade de unificação de redes que podem combinar diferentes fontes de dados, como aplicativos em nuvem, big data, IA, aprendizado de máquina e Internet das Coisas.

Preenchendo a necessidade do novo normal, com características de flexibilidade, escalabilidade, agilidade e segurança, a rede de longa distância definida por software gerenciada (SD-WAN) substitui configurações de hardware complexas e linhas dedicadas, pelo software que controla a conectividade e o acesso ao data center, filiais remotas e aplicativos na nuvem.

Abaixo sete motivos que levam as empresas a optarem pelo SD-WAN gerenciado por terceiros:

Provisionamento rápido

O SD-WAN pode ser implantado rapidamente em toda a organização com contato limitado de técnicos no local. Os dispositivos baixam automaticamente sua configuração inicial da rede central, eliminando a necessidade de intervenção manual. E para a configuração inicial necessária para mudar uma organização para SD-WAN, o tempo de espera típico do design de baixo nível à implementação varia de apenas duas a um máximo de quatro semanas em comparação com um período de tempo típico de oito semanas para a conectividade.

Uma das maiores vantagens do SD-WAN é que ele independe do transporte. Você pode implantá-lo em uma rede MPLS existente ou na Internet pública, conexões de banda larga fornecidas por vários ISPs, Ethernet, 4G e 5G. Você pode adicionar e remover conexões sem esforço, conforme as necessidades do negócio variam. Também é possível agregar redes distintas em uma coesa, permitindo ampla redundância – no caso de uma rede falhar, você pode rotear facilmente o tráfego por outra rede, sem qualquer tempo de inatividade na rede de sobreposição criada.

Segurança

O SD-WAN criptografa os dados conforme eles fluem de uma parte da organização para outra. Ele oferece a flexibilidade de adicionar mais recursos de segurança e personalizações de acordo com os requisitos de negócios. O novo conceito Secure Access Service Edge (SASE) pode proteger a nuvem, as bordas da rede de filiais e o data center para fornecer uma malha SD-WAN segura em conexões distintas.

Custo otimizado

O SD-WAN permite que uma organização combine os tipos de conexão disponíveis para atingir o desempenho de aplicativo desejado. Ele otimiza os custos, eliminando a necessidade de hardware de rede caro em locais remotos, em vez de provisionar conectividade e serviços da nuvem.

Gestão centralizada

Já se foi o tempo em que grandes organizações precisavam de um pequeno exército de gerentes de TI para manter a WAN da empresa em diferentes locais.

Visibilidade da rede e análises em tempo real

A visibilidade de rede aprimorada do SD-WAN torna mais fácil visualizar e analisar o que está acontecendo em todos os cantos da rede. Os administradores podem pesquisar de forma interativa os dados correspondentes para investigar rapidamente padrões e anomalias e transformar insights em ações imediatas. Os dados SD-WAN em tempo real ajudam uma organização a responder rapidamente aos problemas de conectividade que as operações remotas podem enfrentar.

Crescimento e expansão do negócio

A beleza do SD-WAN é que ele pode ser personalizado para cada necessidade e pode ser atualizado dinamicamente à medida que o negócio cresce. Portanto, seja uma organização global que precisa de controle unificado ou um negócio em crescimento que aspira a ter muitos locais, o Serviço sob demanda reduz a complexidade e oferece novos níveis de eficiência operacional. Com informações de agências internacionais.

A Iniciativa InfraDigital debate o tema SDN como oferta de serviços dos Provedores de Serviços Regionais no evento virtual e gratuito “Como monetizar a oferta de serviços de telecom com SD-WAN Seguro – Plataforma de segurança da Fortinet permite aos provedores de serviços de telecom irem além do commodity”, no dia 22/06 das 17h às 18h30. Acesse o link aqui.