Angical (PI) vai diminuir custos com iluminação pública em 55% com PPP

Redação – 05.10.2021 – O projeto prevê a instalação de um Centro de Controle e Operação (CCO) que irá integrar o sistema de iluminação pública e as soluções tecnológicas da infraestrutura de telecomunicações via fibra óptica

A parceria público privada (PPP) de iluminação pública em Angical (PI), há 130 quilômetros de Teresina, vai diminuir os custos com consume de energia dos postes de luz na cidade em 54,88%. A redução será alcançada a partir da substituição de todas as luminárias por lâmpadas de LED. O projeto prevê a geração de energia fotovoltaica, através do sistema de microgeração distribuída com instalação de placas solares nos telhados de edificações públicas, diminuindo em 81,14% o custo com energia predial do município.

O projeto ainda vai fornecer Internet para todos os prédios públicos e disponibilizar oito pontos de Wi-Fi público para a população. Além disso, 11 pontos de videomonitoramento serão ativados, trazendo mais segurança para o município. As imagens reproduzidas pelas câmeras serão disponibilizadas através da rede de telecomunicações para auxiliar as forças de segurança pública.  

Angical do Piauí, que possui uma população de 6,7 mil habitantes, é a primeira cidade do estado a receber e aprovar os estudos de viabilidade para PPP de Cidades Inteligentes. O investimento total a ser efetivado pelo parceiro privado atinge a ordem de R$ 5,1 milhões.