Distribuidora de petróleo na Alemanha sofre ataque de ransomware

Redação – 08.02.2022 – Segundo Check Point, há uma tendência cada vez mais forte de ataques de ransomware contra infraestruturas críticas

A Oiltanking Deutschland, distribuidora de petróleo na Alemanha, foi alvo de um ataque de ransomware. Há cerca de duas semanas, a empresa foi atingida por um incidente que limitou sua capacidade de produção. De acordo com a agência de segurança informática alemã, 233 estações de abastecimento tinham sido afetadas, cerca de 1,7% das disponíveis na Alemanha. Uma semana depois do caso, a Oiltanking ainda tentava normalizar sua operação.

Segundo a Check Point Software Technologies, empresa de cibersegurança, a escolha por atacar uma distribuidora de petróleo foi estratégica por parte dos cibercriminosos. Eles estão pensando nos efeitos de segunda e terceira ordem para otimizar os lucros. Eles sabem que qualquer interrupção na Oiltanking Deutschland tem potencial para se tornar um problema nacional e europeu.

Um exemplo é o preço do gás, que podem rapidamente sair do controle. O dia-a-dia das pessoas também pode ser afetado. “Tudo isso pode agravar a pressão sem precedentes sobre as vítimas do ransomware para cederem e atenderem às demandas do cibercriminoso por trás do ataque à Oiltanking Deutschland”, diz Fernando de Falchi, gerente de Engenharia de Segurança da Check Point Software Brasil,

Em 2021, o setor global de serviços públicos (Utilities) viu um aumento de 274% no número médio de ataques semanais às organizações deste setor em comparação com 2020, de acordo com o último relatório de segurança da Check Point Research (CPR).