Americanas S.A. anuncia novo serviço próprio de entregas

Redação – 03.06.2022 – Varejista integrou operações de suas marcas e preparou uma nova estratégia para entregas mais rápidas e sustentáveis 

Após a criação de uma única companhia, resultado da combinação operacional de Lojas Americanas e B2W Digital, a Americanas S.A. reforça a integração de 100% da malha logística com o lançamento da Americanas Entrega, marca que passa a reunir 25 centros de distribuição (CD), mais de 200 hubs e um portfólio completo de serviços de logística e distribuição. A logística agora é um dos pilares da estratégia de multicanalidade da companhia, que registrou crescimento de 27% nas vendas em lojas físicas e 20% no digital no primeiro trimestre de 2022. 

Com a unificação das marcas, os estoques e a malha logística foram integrados, passando a contar também com as lojas atuando como hubs de distribuição. A Americanas S.A. também passou a usar inteligência artificial no processo de entrega. Todas as ações permitiram atingir 35% das entregas em até três horas (em comparação com 14,3% no primeiro trimestre de 2021) e cerca de 60% das entregas em até 24h. 

Na estratégia para entregar a melhor experiência de consumo, estão programadas a abertura de dois novos centros de distribuição – nos estados do Pará e da Bahia – o plano de aceleração de dark stores e a expansão de 50 microbases em favelas fora do eixo Rio-São Paulo até 2023. 

Entre março de 2021 e março deste ano, a Americanas S.A. totalizou mais de 431 milhões de transações em suas plataformas. O marketplace da companhia também conta com 132 mil parceiros conectados, uma base de 52 milhões de clientes ativos e a presença física em todo o Brasil, com mais de 3,5 mil lojas e franquias. 

Mais serviços 

O diretor da plataforma de logística da Americanas S.A., Welington Souza, explica que a varejista conta com uma gama de serviços para permitir o atendimento de toda a sua cadeia. No portfólio de produtos da Americanas Entrega, a nova marca da logística da companhia, estão diferentes serviços para clientes, empresas e sellers com foco na redução de prazos e custos de entrega. São eles: 

  • Americanas Entrega Padrão: solução de frete para sellers e marcas do ecossistema que facilita a gestão e a entrega dos produtos ao cliente final; 
  • Americanas Entrega Full: solução completa de logística oferecida aos sellers e marcas do ecossistema, incluindo o serviço de armazenagem de produtos de alto giro – garante um menor tempo de entrega aos clientes -, gestão do estoque com sinalização de reposição e frete da entrega aos clientes; 
  • Americanas Entrega na Loja: solução em que o cliente pode retirar suas compras em uma das lojas próprias da Americanas ou de parceiros cadastrados; 
  • Americanas Entrega na Agência: pontos de multisserviços que permitem a coleta de pedidos de sellers, retirada de pedidos e devolução de pedidos pelos clientes. 
  • Americanas Entrega Flash: solução de entrega mais rápida da Americanas S.A., que utiliza a loja física (própria e de parceiros) como estoque para entregar maior conveniência aos clientes. Já são mais de 900 cidades que utilizam serviço ship from store. 
  • Americanas Entrega no Locker: lockers (armários inteligentes) que permitem a retirada de pedidos no local e no horário agendado, sem interação humana. A Americanas S.A. conta com mais de 200 lockers instalados em postos de gasolina, farmácias, shoppings e estações de metrô em diversos estados; 
  • Americanas Entrega Direct: serviço B2B e sob medida, com soluções customizadas para cada modelo de negócio é baixo custo, utilizando toda a malha logística já existente. 

Logística 4.0 

A varejista também se preparou para atender às novas demandas de conveniência e entrega mais rápida. A Americanas S.A. investiu no desenvolvimento de soluções que otimizam fluxos e processos, como inteligência artificial, análise de dados e reconhecimento facial na operação. Algumas dessas soluções já foram implementadas em lojas físicas nas capitais do Rio de Janeiro e Minas Gerais para o recálculo de rotas e a redução do tempo de entrega no fluxo O2O (online to offline). O resultado foi a redução para menos de 1% da taxa de tolerância de erro na entrega ao cliente, garantindo um processo mais assertivo. 

Nesta nova fase do consumo, Souza destaca ainda o uso de novas tecnologias e formatos para a otimização do processo logístico. “Sem barreiras entre nossas plataformas física e de e-commerce, utilizamos inteligência de dados e aceleramos o uso de dark stores para a alocação de itens que antes eram encontrados apenas no online, proporcionando uma entrega mais rápida e mais barata”, comenta o executivo. 

Novos centros de distribuição e descarbonização

Para expandir ainda mais a sua malha logística, a companhia irá inaugurar, no segundo semestre deste ano, dois novos centros de distribuição: um no estado do Pará e outro na Bahia. Com as novas estruturas, a Americanas S.A. somará mais de 1 milhão de m² de área de armazenagem próprias em todo o Brasil. Os novos CDs terão capacidade para atender mais de 300 lojas nas regiões norte e nordeste do País, impulsionando também as iniciativas O2O. 

A ser implementado em Belém (PA), um dos CDs será o primeiro ecoeficiente da Americanas S.A. A instalação contribui para o plano de descarbonização da companhia, que tem a meta de neutralizar suas emissões de CO2 até 2025. 

Já nas periferias das cidades, o plano é expandir o programa Americanas na Favela para mais de 50 microbases em comunidades até 2023. A iniciativa, lançada em abril de 2021, já entregou mais de 615 mil pacotes em sete comunidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, em parceria com o G10 Favelas e a startup de logística Favela Brasil Express.