Desenvolve SP financiou R$ 110 milhões para empresas em 2020

Redação – 16.08.2022 – Valores foram repassados durante momento de crise provocado pela pandemia 

A Desenvolve SP repassou mais de R$ 110 milhões para empresas em feirões de crédito realizados em 2020, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O número foi anunciado durante o 1º Fórum Anual da Aliança de Bancos Subnacionais de Desenvolvimento na América Latina e no Caribe. Segundo a Fiesp, o valor teria sido usado não para investimento das empresas, mas para cumprir as folhas de pagamento no momento de maior crise da pandemia.

O evento foi organizado na sede da Fiesp, em São Paulo, na semana passada. Na ocasião, foi destacado o papel dos bancos de fomento para implementar uma agenda sustentável para a região. “É importante mostrar que o Brasil e a América Latina têm uma força muito grande. Temos essa capilaridade para chegar na ponta, no que a gente chama de bancos de última milha, para trabalhar diretamente com municípios, que é onde as pessoas vivem e as políticas são implementadas”, explicou o presidente do Desenvolve SP, Sergio Gusmão Suchodolski. 

“A importância da emergência de algumas agendas, e preciso fazer referência a três acordos internacionais que nasceram no ano de 2015, o Acordo de Paris, sobre mudanças climáticas, a Agenda 2030, que traz os 17 ODS e as 169 metas relacionadas ao desenvolvimento sustentável, e a Agenda Internacional de Ação Adis Abeba, que trata do financiamento ao desenvolvimento, portanto nos toca mais diretamente”, comentou o presidente do DSP. 

A agência de fomento quer ampliar a capacidade de trabalhar com finanças sustentáveis, se apoiando na Agenda 2030. Nós temos a satisfação de ser a primeira agência de fomento do Brasil, em parceria com o BID, de lançar o primeiro framework de finanças sustentáveis. Importante ressaltar também a inclusão financeira das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) e de micro e pequena indústria”, ressaltou o presidente da Desenvolve SP. 

No painel seguinte, os participantes foram questionados sobre as principais prioridades estratégicas de cada organização. O foco da Desenvolve SP é de diversificação de funding, segundo seu presidente. “Temos uma captação muito relevante com o IFC e a CAF, também com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), entre outras que estão em curso. Mobilização de recursos, sobretudo com bancos do qual o Brasil é membro, mas não apenas, vide nosso trabalho com a AFD”, afirmou Suchodolski.