Lyft começa a operar robô-táxi em Las Vegas

Redação – 25.08.2022 – Carro autônomo é um Hyundai Ioniq 5 e pode ser chamado por app; dois operadores de segurança ainda estão no carro 
Ionic 5, carro autônomo da Hyundai, começa a rodar em Las Vegas (foto: divulgação).

A Motional, uma jointventure para carros autônomos criada pela Hyundai e Aptiv, confirmou que o Hyundai Ioniq 5, robô-táxi da marca, já está operando em Las Vegas, nos Estados Unidos. Quem está utilizando o carro autônomo são os usuários da Lyft, uma concorrente da Uber. Por enquanto, dois operadores de segurança estão acompanhando quem faz as viagens. 

O início das operações é um prelúdio para o lançamento do serviço totalmente autônomo no próximo ano, uma promessa feita pela Motional em maio. Será a primeira vez que o modelo Ioniq 5, desenvolvido justamente para esse mercado de carros compartilhados por app, será utilizado pelo público. Também é a primeira vez que um veículo autônomo totalmente elétrico é utilizado pela Lyft. 

Segundo o site IoT World Today, o Ioniq 5 é o primeiro carro autônomo totalmente desenvolvido do zero a circular nas ruas dos Estados Unidos. Os veículos autônomos que hoje trafegam pelas cidades do país são todos adaptados para a tecnologia sem motorista. 

Em vez disso, o kit da Motional foi totalmente integrado e o Ioniq 5 foi projetado e construído desde o início como um veículo sem motorista. O conjunto de mais de 30 sensores pode ser visto no exterior, distinguindo-o dos Ioniq 5 convencionais conduzidos por motoristas humanos. 

Vantagens para os usuários da Lyft 

Como o Ioniq 5 foi criado para se conectar diretamente à rede Lyft, há vários recursos adicionais para os usuários. Um deles é destravar as portas do veículo somente por um botão no aplicativo, além de indicar quando a viagem pode começar pressionando um botão dentro do carro. 

E se houver alguma preocupação durante a viagem, é possível entrar em contato com o suporte ao cliente Lyft. O veículo também possui telas sensíveis ao toque montadas atrás de cada assento da primeira fila que fornecem informações em tempo real, incluindo destino, localização e hora prevista de chegada. 

Assim que o serviço de tarifação totalmente sem motorista de Las Vegas for lançado no próximo ano, o plano é seguir o exemplo em outras cidades dos Estados Unidos.