Bairro inteligente vai usar soluções da Siemens para se tornar um “Smart Destination”

Redação – 07.10.2022 – Complexo turístico-residencial em Maricá quer automatizar gestão para dar maior controle e conforto para seus habitantes 

O complexo turístico-residencial Maraey, que está sendo desenvolvido na Costa do Sol, em Maricá (RJ), assinou um acordo com a Siemens para desenvolver um bairro inteligente no local. A ideia é usar os conceitos de cidades inteligentes e transformar o Maraey em um futuro Smart Destination, espécie de ambiente que atrai turistas pela experiência tecnológica. 

O uso de tecnologias da informação e comunicação será aplicado nas seguintes áreas: construção inteligente, energia, saneamento, mobilidade elétrica, telecomunicações, serviços digitais e sustentabilidade. A gestão do bairro inteligente será feita através do MindSphere, plataforma da Siemens para gerenciar a infraestrutura digital. 

Maraey será um bairro com quatro hotéis cinco estrelas, shopping, hospital, oito mil residências, universidade e escola. Com a automação e a digitalização fornecida pela Siemens, assim como a inteligência artificial a ser aplicada, será possível tomar as melhores ações em cada caso para a tomada de decisão em tempo real. 

Iluminação inteligente, monitoramento de fauna via satélite e internet das coisas 

Foram analisadas tecnologias a fim de obter uma gestão centralizada nos diferentes edifícios do empreendimento (residencial, hotel, comercial, hospitalar, escola, entre outros). Haverá automação de iluminação, equipamentos para HVAC (sigla em inglês para aquecimento, ventilação e ar-condicionado) como válvulas, termostatos, sensores e medidores, proteção contra incêndio, controle de acesso, conforto interior, segurança dos ocupantes e sistemas eficientes para manutenção e operação durante o ciclo de vida das edificações. 

Algumas facilidades da gestão integrada de serviços de saneamento, eletricidade, água potável, irrigação e telecomunicações são: controle da água da chuva, iluminação inteligente, jardinagem sustentável, gestão de resíduos sólidos urbanos, processamento de parâmetros ambientais para medir CO2, qualidade do ar e níveis de ruído, controle e monitoramento via satélite da fauna e da flora e corpos d’água (lagoa, canal, áreas de inundação). 

Algumas das tecnologias Siemens que serão usadas são: Building Management Systems (BMS), sistema de gerenciamento de edifícios; Desigo CC, plataforma de gestão com design open source, integração de dispositivos IoT e estações de carregamento de veículos elétricos; Workstation TALON, interface de rede; e Sistema KNX: Konnex, padrão europeu para automação e controle doméstico para setor residencial e de serviços.