Como a estratégia Turn Key, da Multi PRO, tem ajudado ISPs a crescerem

João Monteiro – 26.10.2022 – Além de oferecer crédito, Multi PRO avalia viabilidade do projeto e melhores formas de conduzir a expansão 

A Multi PRO desenvolveu uma nova estratégia para atender os provedores de Internet (ISPs), oferecendo crédito e consultoria, além de produtos de seus parceiros. Chamada de Turn Key, essa estratégia é uma forma da Multi PRO se aproximar mais destes clientes e sair de uma relação de apenas venda de produtos. A ideia é apoiar o crescimento dos provedores. 

O novo modelo, criado em junho deste ano, foi apresentado ontem por Marco Aurélio Fortes, gerente da área Turn Key da Multi PRO, durante o ISP Meeting Business realizado em Campinas ontem (25/10). No evento, o executivo explicou que o programa aproveita a parceria de distribuição da Multi PRO com a ZTE para vender os produtos junto com os serviços. 

Tudo começa com o projeto de expansão do provedor, que precisa ser apresentado para a equipe de Marco Aurélio, que conta com 15 pessoas dedicadas a isso. Junto com o ISP, eles vão levantar o custo do projeto e apontar a viabilidade dele, destacando os pontos em que a Multi PRO pode ajudar e onde encaixar os ativos. Em paralelo, a área financeira da Multi PRO vai fazer a análise para a concessão ou não de crédito. 

Essa é a parte mais delicada, destaca o executivo, pois muitos provedores não têm a documentação necessária para a aprovação. O interessante é que, mesmo se o crédito não for aprovado, toda essa primeira parte da consultoria será prestada gratuitamente, afirma Fortes. Isso porque a intenção é estabelecer uma relação de parceria com os provedores. 

Financiamento concedido e agora? 

Fortes destaca que não há limites de financiamento. “A Multi PRO já concedeu desde R$ 5 mil para projetos bem pequenos até R$ 400 milhões”, diz. O crédito, inclusive, abarca todo o projeto, desde a mão de obra até os ativos de rede, e pode incluir todo o portfólio da Multi PRO, como notebooks, se forem necessários. “A única condição é que as OLTs e ONUs precisam ser ZTE”, afirma Fortes. 

Também há a possibilidade de realizar condições especiais de pagamento. A carência para início do pagamento pode ser de quatro a seis meses, enquanto o financiamento pode chegar até a 60 meses em alguns casos. 

A parceria com a Multi PRO também não acaba no fornecimento de ativos e no financiamento. A equipe da empresa acompanha os processos de implantação de infraestrutura para ter certeza de que o projeto está caminhando conforme o esperado. A equipe técnica da Multi PRO apenas não acompanha a última milha, já que isso ocorre direto na casa de clientes. 

Fortes aponta que o Turn Key tem trazido bons resultados para a Multi PRO e estreitado os laços com o setor de provedores. “Começamos essa oferta este ano e já vem sendo bem recebida pelo mercado. É uma mudança de relacionamento com os provedores”, encerra.