Grupo Manitou vai digitalizar a gestão do ciclo de vida de seus produtos

Redação – 04.04.2023 – Empresa conta com parceria da Siemens para otimizar tempo gasto no desenvolvimento de seus produtos 

O Grupo Manitou, fabricante de empilhadeiras e plataformas elevatórias, se associou à Siemens Digital Industries Software para desenvolver uma solução global para gerenciar o ciclo de vida de seus produtos. Como parte da transformação digital do grupo, a implementação desta ferramenta visa padronizar seus processos de projeto. 

Julien Waechter, vice-presidente de P&D do Grupo Manitou, explica que o investimento permitirá à empresa modernizar suas ferramentas e aderir à realidade virtual. A intenção é melhorar o desempenho e alcançar o mesmo projeto em vários locais sem ter que retrabalhar os dados. 

Ao implementar esta solução global, o grupo será capaz de otimizar o tempo gasto no desenvolvimento de seus produtos, enquanto trabalha em uma única ferramenta que permite que todo o ciclo de vida do produto seja centralizado. “Na prática, teremos dados únicos para cada produto para todos os funcionários do grupo. A vantagem da solução Siemens é também sua capacidade de conexão com nossas ferramentas existentes, incluindo nosso ERP”, explica o executivo.  

O Grupo Manitou escolheu o software Teamcenter para Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto (PLM), parte do portfólio de software e serviços da Siemens Xcelerator. Dedicado em particular à gestão do banco de dados das máquinas, o Teamcenter será implementado para simplificar o projeto do produto em todas as 10 unidades de produção do grupo nos Estados Unidos, Índia, Itália e França. O software NX da Siemens para engenharia de produtos também foi escolhido como Ferramenta CAD (Computer-Aided Design). 

Cerca de 1,6 mil usuários serão impactados por esta mudança. Eles trabalham principalmente no projeto e escritórios de P&D, nos métodos, na documentação técnica e nos departamentos de pós-venda, e nas equipes de marketing, e será dado treinamento dentro do grupo durante os próximos três anos. 

A primeira etapa desta implementação deve finalizar até 2024 e diz respeito à definição do modelo central e preparação para a implantação. O objetivo do grupo é implementar a solução nos Estados Unidos até o final de 2024, com a implantação na Europa e na Índia estimada para 2025. Para ajudar no bom andamento do projeto, a equipe da Siemens está trabalhando em estreita colaboração com a equipe de projeto da Manitou.