Metso Outotec aumenta linha de produção de peneiras e prevê entregar 300 equipamentos ainda em 2023

João Monteiro – 14.04.2023 – Executivo da empresa afirma que segmento está aquecido por projetos de mineração e prevê crescimento de 50% nas receitas de equipamentos vibratórios na América do Sul

A Metsos Outotec anunciou a ampliação da linha de produção de equipamentos de peneiramento em sua fábrica em Sorocaba (SP). Com a inauguração de um novo prédio, a empresa vai dobrar a capacidade anual de produção de 250 para 500 unidades, incluindo equipamentos de grande tamanho, como a peneira a seco BSE Series. A linha também vai produzir britadores HCR, devido à capacidade de içamento do prédio.

A ampliação da linha de peneiras é uma medida para atender o mercado, que anda aquecido no Brasil devido a muitos projetos de minério de ferro, segundo Eduardo Freire, chefe da Linha de Produtos de Peneiramento da Metso Outotec. De acordo com ele, a expectativa é que mais 300 unidades sejam produzidas na planta de Sorocaba somente em 2023, com exportações para mineradoras no Chile e no Peru, além de projetos específicos do Canadá. Com isso, a perspectiva para o primeiro trimestre de 2023 é de que a receita do segmento de vibratórios cresça 50%.

A linha de equipamentos vibratórios da Metso Outotec – da qual as peneiras fazem parte – é muito requisitada na América do Sul. Números da companhia mostram que a 46% de todo o seu mercado está nas Américas, sendo que 60% desse montante é só na América do Sul. E como as mineradoras passaram a depender de máquinas cada vez maiores – equipamentos passaram de 14 toneladas para 110 toneladas ao longo do tempo – uma linha de produção maior se tornou necessária.

Outra mudança para atender esse mercado foi a produção própria de componentes eletrônicos para os equipamentos, que volta a ser em Sorocaba. A Metso Outotec havia terceirizado a produção atrás de cortes de custos, mas isso trouxe dificuldades logísticas ao longo do tempo. Segundo Freire, as entregas de equipamentos atrasavam em semanas. “As peneiras são uma demanda de última hora das mineradoras, então o prazo de entrega tem que ser rápido”, explica.

A nova linha de produção vai empregar 35 pessoas a mais, totalizando 173 pessoas. Já o investimento no novo prédio chegou a 3 milhões de euros. A nova unidade fabril deve estar totalmente operacional até o final de 2023.