Metso Outotec vai fabricar pesos pesados em nova linha de produção, confira

Redação – 14.04.2023 – Com capacidade de içamento de até 120 toneladas, o prédio que abriga a nova linha de produção da Metso Outotec está pronto para fabricar gigantes. Dois equipamentos se destacam, confira a seguir.

BSE Series

A BSE Series é um equipamento de peneiramento desenvolvido pela fabricante no Brasil para lidar com desafios da mineração local. Chamado de “banana”, ele utiliza movimentos elípticos e vibração em 6G para eliminar a água no processamento do minério. Essa característica é importante porque evita a necessidade de construção de barragem e viabiliza projetos que não têm licença ambiental, além de trazer mais segurança.

Esse peso pesado conta com até 4,2 metros de largura e pode melhorar a produtividade de uma planta entre 15% e 30%, segundo a Metso Outotec. O equipamento também pode ser monitorado remotamente, a depender do contrato com o cliente.

HRC 2000

A nova linha de montagem também vai atender britadores de rolos de alta pressão (HPGR) da Metso Outotec. O destaque é o primeiro rolo de trituração de minerais duros que a fabricante vai produzir no Brasil. Trata-se do HRC 2000, onde cada conjunto pesa até 120 toneladas e foi criado para a indústria de mineração de ferro.

Dois conjuntos desse equipamento tem capacidade de trituração entre 900 a 1800 tph, o que é uma quebra de paradigma para o mercado nacional, segundo Marcelo Motti, vice-presidente para o Brasil da Metso Outotec. De acordo com ele, o equipamento ainda tem poucos pedidos no Brasil.