Gestão de dados e integração são desafios para o mercado de veículos conectados

João Monteiro – 04.05.2023 – Especialistas debatem quais os desafios para que os veículos se tornem mais conectados e autônomos 

O mercado automotivo passa por intensa transformação, puxada não só pela necessidade de maior automatização da manufatura, mas também dos próprios veículos. Hoje, há demanda por eletrificação, automação e conectividade nos carros e isso impacta diretamente no funcionamento dessa indústria. No IoT Business Forum, evento realizado semana passada, representantes de diversos elos dessa cadeia discutiram os desafios do setor. 

Para André Carvalho, gerente de Soluções Digitais na Stoneridge, fabricante de sistemas automotivos, diz que o desafio é gerir os dados que os veículos capturam, indo desde o processamento até o armazenamento. Em sua visão, as empresas não sabem o que fazer com esses dados, que acabam tomando grandes volumes. 

Gian Ricardo, doutor em Engenharia Eletrônica e Computação e professor da UFSC, diz que os dados geram grande custo para garantir integridade e privacidade às empresas automotivas. A Tesla, por exemplo, foi processada este ano por seus funcionários terem acesso a vídeos das câmeras de carros de clientes. 

Fabio Acorci, diretor comercial corporate da seguradora Ituran, complementa que as empresas, incluindo as de seguros, precisam saber gerir o armazenamento de dados para que eles virem informação. Fora isso, será apenas um gasto que não trará retorno. 

A integração é outro desafio. Fernando César, CEO da UniQ Hub, especialista em gestão de transporte, diz que há muitas fontes de dados (veículos, tráfego, etc) e que é necessário simplificar as plataformas para a tomada de decisão. “Precisa ter mais inteligência e a informação precisa chegar de forma simples.” 

Isso também pode impactar no preço do veículo, conforme diz o professor Gian Ricardo, que acredita que a simplificação pode diminuir o custo de integração de sistemas para não aumentar no preço final do carro.