Fabricante de eVTOLs inicia estudos de supply chain de “carro voador”

Protótipo de eVTOL da EVE (foto: divulgação).
Redação – 11.08.2023 – Eve assinou MoU com DHL para entender os desafios de sua cadeia de suprimentos e garantir o fornecimento de peças de reposição 

A Eve Air Mobility, fabricante de eVTOL (aeronave de decolagem e aterrissagem vertical elétrica, na sigla em inglês), formou parceria com a DHL Supply Chain. As empresas assinaram m Memorando de Entendimento (MoU) para realizar um estudo das principais demandas e características da cadeia de suprimentos dessas aeronaves, que são o que mais se aproximam de “carros voadores”. 

O principal objetivo da parceria é estudar formas de fornecimento de peças de reposição e insumos para operadores e oficinas, com foco para as baterias e suas particularidades de transporte, armazenamento e descarte. Outros aspectos envolvidos são os tipos de modais que serão utilizados para transporte, frequência e plano de entregas, parceiros logísticos necessários, potenciais locais para estoques avançados, requerimentos de infraestrutura física e tecnológica e planos de contingência. 

A Eve defende que os eVTOLs vão transformar a mobilidade aérea urbana, mas os fabricantes enfrentam um desafio na área logística. A experiência da DHL nesta área no mercado aeronáutico e em dezenas de outras indústrias, pode ajudar a garantir a operação dessa nova indústria. 

O estudo logístico a ser realizado pelas empresas abrange distribuição contínua de partes e peças para reparos e manutenção. Outro ponto fundamental é a logística das baterias, fator chave neste modelo de negócios, na qual a DHL deverá aplicar sua experiência no manuseio de baterias de outras indústrias. Por fim, o abastecimento de suprimentos gerais para os “vertiportos”, como são chamados os heliportos da categoria, também será estudado pelas empresas. 

Com uma demanda para até 2.850 aeronaves, as primeiras entregas e a entrada em serviço da Eve estão planejadas para 2026.