Minsait vai operar digitalização dos serviços públicos da Paraíba

Centro Administrativo da Paraíba (Imagem: Edcarlos Santana/Divulgação).
Redação – 21.08.2023 – Batizada de Rede PBDigital, iniciativa tem o objetivo de impulsionar a digitalização de serviços, o fomento à inovação e a capacitação e inclusão digital da população paraibana 

A Diretoria de Modernização da Gestão (DEMOG) da Secretaria de Administração (SEAD) do Governo da Paraíba contratou a Minsait para tocar a Rede PBDigital. A iniciativa visa digitalizar os serviços públicos do estado e fomentar a inovação e a capacitação e inclusão digital da população paraibana. 

Dentro da digitalização dos serviços públicos, a parceria firmada entre a DEMOG e a Minsait inclui o desenvolvimento de uma ferramenta constituída por três módulos, responsáveis por concentrar as informações oriundas dos órgãos da administração direta e indireta. 

O primeiro módulo contemplará a construção da carta de serviços e apoiará a qualificação de cada serviço, assegurando a veracidade da transformação do benefício. Além disso, proporcionará uma visão geral do nível de evolução digital da Paraíba, por meio da classificação entre serviços passíveis ou não de transformação, a fim de facilitar as atividades da gestão. 

Já o segundo módulo possibilitará o cadastro do plano de transformação digital, contendo informações importantes como objetivos e estratégias de transformação e monitoramento. O terceiro módulo é composto por um dashboard, que possibilitará a consulta a dados como quantidade de serviços oferecidos, tipos de atendimento realizados, qualificação de serviços, bem como o status da evolução da transformação operada em cada órgão. 

Incentivo à inovação 

A Rede PBDigital também busca incentivar o desenvolvimento de soluções inovadoras, por meio do apoio a startups, companhias de tecnologia e projetos de pesquisa e desenvolvimento. A ideia com o plano é criar um ambiente propício para a inovação e o empreendedorismo, buscando estabelecer parcerias estratégicas com empresas, instituições de ensino e outros órgãos governamentais. 

A Minsait ainda diz que a Rede PBDigital tem potencial de impulsionar a economia local, podendo atrair investimentos, fomentar o empreendedorismo e gerar empregos na área de tecnologia.