Copersucar é certificada para oferecer etanol como combustível de aviação

Redação – 10.11.2023 – Empresas aéreas precisam diminuir emissões em 10% até 2037, o que abre espaço para combustíveis sustentáveis no setor

A Copersucar, produtora de etanol e de alimentos com base na cana de açúcar, e a sua joint venture com a Vibra Energia, a Evolua Etanol, foram certificadas para comercialização de etanol destinado à fabricação de combustíveis aéreos sustentáveis (SAF). Duas usinas associadas à empresa, Barra Grande e São José, ambas integrantes do grupo Zilor, conquistaram a certificação ISCC CORSIA (Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation).

O SAF, produzido a partir do etanol derivado da cana-de-açúcar, pode ser uma solução com impactos relevantes na indústria da aviação, uma vez que diminui em até 80% o volume total de emissões, quando comparado aos combustíveis fósseis convencionais. Com o programa do governo federal “Combustível do Futuro”, que obriga as empresas aéreas de voos domésticos a reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 10% até 2037, há um mercado com grande potencial à frente.

Por isso, a Copersucar quer certificar todas as usinas associadas para poder oferecer produtos em escala para o mercado. Tomas Manzano, CEO da Copersucar, enfatiza a importância dessa certificação para os mercados nacional e internacional. “A oferta de fontes de energia seguras, mais limpas e renováveis é um desafio global, e temos o compromisso de viabilizar soluções em escala para fazer frente a este desafio.”