MT distribuiu 105 mil luminárias LED em programa de iluminação pública

Programa MT Iluminado em Várzea Grande (foto: Prefeitura de Várzea Grande).
Redação – 14.11.2023 – Programa MT Iluminado quer transformar Mato Grosso no primeiro Estado do Brasil 100% iluminado com LED

O programa MT Iluminado já distribuiu 105 mil luminárias LED para as cinco maiores cidades do Mato Grosso. Na última semana, Cuiabá e Sinop buscaram novos carregamentos do programa, que tem o objetivo de transformar Mato Grosso no primeiro Estado do Brasil 100% iluminado com LED. O Governo do Estado, por meio da Sinfra-MT e MT Par, adquiriu 385.489 luminárias, sendo que 317 mil já foram conveniadas com os municípios.

A capital do estado já firmou convênios para receber 12.846 luminárias. Os pontos de instalação são definidos pelas prefeituras, que entregam os projetos para aprovação na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT). Segundo a Prefeitura de Cuiabá, o primeiro lote de 2 mil luminárias já foi instalado em sete bairros.

Em Várzea Grande foram entregues 23.856 luminárias de LED. De acordo com a Prefeitura, 20 mil já foram instaladas, inclusive em avenidas importantes. Já o maior município do interior do Estado, Rondonópolis, já firmou convênios para 20.262 luminárias. Em Sinop, foram disponibilizadas 30.846 luminárias, o maior número do Estado até o momento.

Fechando a lista dos cinco maiores municípios do Estado, Sorriso já recebeu e instalou 18.150 luminárias, sendo, dessa forma, uma das cidades que já trocou 100% de seus pontos de iluminação pública.

As luminárias de LED também estão presentes nos cinco menores municípios de Mato Grosso. No menor deles, Araguainha, foram 302 luminárias instaladas e entregues, fazendo com que o município tenha 100% dos seus postes com novas lâmpadas. Serra Nova Dourada, com 199, Ponte Branca (290), Novo Santo Antônio (276) e Reserva do Cabaçal (200) também já receberam o benefício.

As luminárias de LED adquiridas pelo Governo do Estado vêm com tomada para acendimento automático no período noturno, corpo em liga de alumínio injetado de alta pressão, pintura eletrostática resistente à corrosão e garantia de qualidade total mínima de cinco anos para todo o conjunto. Além disso, as luminárias serão fornecidas completamente montadas e prontas para serem conectadas à rede de distribuição.