Danfoss recebe 4,94 mi de libras para desenvolver tecnologia que reduz consumo de escavadeiras elétricas

Redação – 28.11.2023 –Fabricante está desenvolvendo um sistema hidráulico que promete reduzir em 50% o consumo de energia elétrica de escavadeiras, viabilizando a eletrificação desse maquinário

A Danfoss Scotland, divisão da Danfoss Power Solutions, fornecedora de sistemas de transmissão hidráulicas e elétricas, recebeu um subsídio de 4,94 milhões de libras (aproximadamente R$ 30,48 milhões) do Departamento de Segurança Energética & Zero Emissões do Governo do Reino Unido. O montante deve financiar iniciativas de combate às emissões de gases de efeito estufa (GEE) por meio da substituição do diesel.

A empresa venceu a Concorrência da Fase 2 do Programa para Substituição de Diesel Vermelho, que provê financiamento para projetos que desenvolvam alternativas de baixo carbono para o diesel vermelho – uma das mais poluentes versões do combustível – para os setores de construção, mineração e extração. A Danfoss usará os fundos para validar seu sistema Dextreme Max em uma escavadora elétrica de 30 toneladas, por meio do qual ela espera reduzir o consumo de energia em até 50%.

A fabricante explica que o alto consumo energético das escavadoras obriga o uso de baterias muito grandes e infraestrutura de carregamento muito caras. Esse custo é uma das principais barreiras para a adoção mais ampla das máquinas elétricas, segundo a Danfoss. Por outro lado, as escavadoras representam 50% das emissões entre máquinas de construção, o que mostra uma necessidade de encontrar soluções para estes equipamentos.

Conforme a Danfoss explica, os sistemas hidráulicos das escavadeiras desperdiçam até 70% da potência útil entregue pelo motor. Ao melhorar a eficiência energética da escavadora, será possível reduzir o tamanho da bateria, a quantidade de energia necessária para carregá-la e realizar o mesmo volume de trabalho, defende a fabricante.

Com funciona o Dextreme Max

O sistema Dextreme Max da Danfoss foi projetado para reduzir o consumo de energia das escavadoras em até 50%, diminuindo as perdas energéticas e recuperando energia que, de outro modo, seria desperdiçada.

Um componente integral do sistema Dextreme Max é a DDP1x0D, uma bomba hidráulica de Deslocamento Digital que permite recuperar energia a partir de movimentos da escavadora, tais como desaceleração de seus mecanismos giratórios e o rebaixamento de suas lanças.

O recurso de recuperação de energia da bomba foi desenvolvido como parte da Concorrência da Fase 1 do Programa para Substituição de Diesel Vermelho, e comprovou oferecer os níveis esperados de eficiência em um banco de ensaios. Na Fase 2, a Danfoss integrará a bomba DDP1x0D, um motor elétrico Editron, e outros componentes requeridos para a arquitetura do novo sistema em uma escavadora movida por bateria elétrica.

A Danfoss planeja converter uma escavadora elétrica de 30 toneladas no seu Centro de Desenvolvimento de Aplicações em Nordborg, Dinamarca, a partir de janeiro de 2024. A escavadora será então enviada para ser operada em uma jazida no Reino Unido, com a conclusão do projeto planejada para fevereiro de 2025.

Os objetivos do projeto são demonstrar que ao melhorar a eficiência de escavadoras, o sistema Dextreme Max poderá:

  • Reduzir o requisito de capacidade das baterias de 3 packs para 2 packs;
  • Reduzir a carga elétrica sobre a infraestrutura de carregamento;
  • Diminuir as despesas gerais de capital e operacionais se comparado às máquinas elétricas tradicionais;
  • Diminuir o custo total de propriedade se comparado às máquinas a diesel;
  • Oferecer a mesma ou melhor produtividade e tempo de uso com relação às máquinas tradicionais.

Os recursos de 4,94 milhões de libras que a Danfoss recebeu como parte da Fase 2 representa 65% do custo do projeto. A Danfoss financiará a porção restante.