Startups tem até o dia 30 para inscrição no programa de aceleração da Tupy

Redação – 29.11.2023 – Indústria busca startups para solução na geração de energia e crédito de carbono

A ShiftT, aceleradora de startups da metalúrgica Tupy, encerra no dia 30 novembro as inscrições para o terceiro batch do programa de aceleração da indústria. O objetivo é atrair startups que queiram desenvolver, com o apoio dos profissionais da Tupy, provas de conceito e validar seus modelos de negócios. Para se inscrever, há alguns critérios, que estão detalhados no edital.

Até o segundo ciclo, as startups trabalhavam em 4 grupos de atuação: Sinergia com a Tupy; Digital e Indústria 4.0; Desenvolvimento Sustentável e Modelos de Negócios Inovadores. Com as aquisições recentes e avanço da estratégia da companhia, foi necessário ampliar as áreas de atuação da ShiftT. Agora, ela busca startups em novas frentes de atuação, tais como: Logística, Novos combustíveis, Geração de energia e crédito de carbono.

Além das competências desenvolvidas pela Tupy, o acesso aos seus mercados e parques fabris, um dos diferenciais do programa de aceleração é o acesso aos laboratórios da companhia, inclusive, o maior da América Latina em testes de motor.

Durante a aceleração, as startups têm a oportunidade de desenvolver provas de conceito de forma remunerada. Além disso, não precisam disponibilizar participação acionária, pois, o programa é “Equity Free”.

As startups selecionadas também passam a integrar a uma plataforma de gestão de cadeias de fornecimentos. Desta forma, além dos benefícios descritos no edital, podem ser fornecedoras de grandes empresas brasileiras.

Histórico

Em 2021, uma das três startups selecionadas no primeiro ciclo de aceleração da ShiftT foi a Hedro, especialista no desenvolvimento de tecnologias emergentes (hardware, firmware e software) e na integração delas ao ambiente industrial. Por meio de sensores e solução digital, tinha como objetivo melhorar a manutenção preditiva e o aumento da disponibilidade das máquinas.

Segundo a Hedro, a ShiftT desempenhou um papel fundamental no amadurecimento de dois produtos, os Sensores H1.2 e o sistema on premises. Além disso, a aceleração proporcionou a validação de seis aplicações de sensores na digitalização de máquinas antigas e contribuiu significativamente para a receita em 2022, quando representou 12% do faturamento da Hedro. Em 2023, a startup teve um crescimento de 750% em seu faturamento e, até o momento, a Tupy representou cerca de 10% do faturamento total.

O trabalho desenvolvido pela Tupy com as startups foi reconhecido no Ranking 100 Open Startups 2023, em que a Companhia ficou em 8º lugar no Top 10 do Open Corps, na categoria Mineração e Metais. Ao todo, foram consideradas 5.348 corporações. O ranking reconhece as corporações que mais praticaram inovação aberta com startups no Brasil no último ano e é considerado a maior e principal fonte de dados sobre open innovation da América Latina.

Sensor desenvolvido pela Hedro (foto: divulgação Tupy).